No dia um de abril, será lançada uma aplicação que pretende guiar os seus utilizadores pelos tesouros da Mata Nacional da Machada e pelo Sapal do Rio Coina, no Barreiro. À distância de uns cliques terá acesso a informação detalhada sobre a biodiversidade da Reserva, os percursos disponíveis e as atividades organizadas/coordenadas pelo Centro de Educação Ambiental.

“Quando visita a Mata da Machada, desfruta desta em pleno? Observa os detalhes da sua flora? Reconhece as aves, os mamíferos, os répteis que consigo se cruzam? Sabe da importância que este local teve na História de Portugal?”

O passeio interpretativo, das 9h30 às 12h30, será conduzido por profissionais da área, que o ajudarão a descobrir os mistérios escondidos no pulmão do Barreiro. A participação é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, que se deverá realizar, sem qualquer custo, através da Linha Verde 800 912 070.

percurso_mata_da_machada_app

Nos finais do século XV e inícios do século XVI existiu um estaleiro naval, junto ao rio Coina, onde se construíam os navios dos Descobrimentos, que depois seguiam para Lisboa para se dar os últimos retoques. Situada entre as freguesias de Palhais e Coina, no concelho do Barreiro, a Mata da Machada começou a ser plantada em meados do séc. XV, no reinado de D. João II, para que pudesse retirar madeira para a construção das embarcações.

O Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e do Sapal do Rio Coina está a funcionar desde 2005, tendo surgido da necessidade de valorizar, do ponto de vista ecológico, a Mata e o Sapal, assim como zelar pela conservação e manutenção destes espaços.

Neste sentido, tem-se imposto como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de programas de sensibilização e educação cívica e ecológica em áreas temáticas como a floresta, a conservação da natureza, a água e os resíduos, recebendo quer indivíduos como grupos organizados. Em 2011, recebeu até o 1.º lugar do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal/Serviços Públicos, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Anúncios

One thought on “Mata da Machada. Lançamento da app da reserva natural local

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s