A Marcha pela Ciência, a acontecer no Dia da Terra, 22 de abril, em Lisboa, é parte de um evento coletivo, ao redor do mundo, de apoio à ciência e à educação. Pretende-se demonstrar a verdadeira importância da ciência na democracia através de uma série de eventos, nos quais se dará voz aos desafios atuais e futuros, da investigação à transparência científica.

O comité da marcha nos EUA escolheu a data como resposta às tentativas de supressão de políticas de controlo de mudanças climáticas pela administração do atual presidente e empresas privadas. Em Portugal, do programa consta não só a marcha, seguida por breves discursos, como um evento ao ar livre, que dará espaço para qualquer convidado apresentar as suas propostas, interagir com o restante público, promover ideias ou expressar preocupações.

march_for_science_testimonial_supernova

Apela-se à união entre cientistas e não-cientistas pela defesa da ciência enquanto veículo de promoção e desenvolvimento do bem-comum e proteção do direito de acesso ao conhecimento, à possibilidade de aprender, interagir e até moldar o conhecimento científico. Basta ler-se os princípios e objetivos da marcha para se perceber que se defende uma política científica que seja sobretudo de ponta, transparente e inclusiva.

A Marcha pela Ciência está presente no Twitter e no Facebook, com página e evento. A organização espera contar com o apoio de toda a sociedade, que pode ajudar na logística e no planeamentoser parceiro na Festa da Ciência e subscrever a missão com uma assinatura.

march_for_science_cover_supernova

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s