Em dezembro passado, estive pela primeira vez na Mata Nacional da Machada. Fui participar num passeio micológico, coordenado pela EcoFungos, e descobri que os cogumelos são mais do que um prazer gastronómico: são frutificações de determinados fungos e agentes de renovação e equilíbrio no meio ambiente.

O que são?

Os cogumelos são estruturas produzidas por fungos com função semelhante aos frutos, isto é, produzem, protegem e dispersam esporos, que (em condições favoráveis de temperatura e humidade) dão origem a novos organismos.

Tricholoma Sulphureum 🍄 It's toxic and smells like sulfur (pretty obvious by the name) 💩 #fungusamongus

A post shared by Supernova (@thinksupernovablog) on

Do que se alimentam?

Há inúmeras espécies de cogumelos, de todas as formas e feitios, e três grupos tróficos (níveis alimentares) diferentes: os sapróbios, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição (como folhas, ramos caídos, troncos de árvores mortas ou excremento); os parasitas, que sacrificam animais ou plantas; e os micorrízicos, que estabelecem uma relação de simbiose, em particular com árvores e arbustos, através da ligação às suas raízes, recebendo os nutrientes que necessitam, em troca de facilitar a absorção da água e proteger a planta.

Como se identificam?

A identificação de cogumelos permite a identificação do fungo que lhe deu origem, assim como a possibilidade de retirar benefícios, gastronómicos ou medicinais por exemplo. É, contudo, um processo complexo e que envolve riscos para os menos experientes. Existem guias de campo que ajudam, mas é necessário recordar que os cogumelos sofrem mudanças morfológicas desde que nascem até que morrem.

Recomendo: Um passeio pela magia dos cogumelos na Mata Nacional da Machada, reportagem de ambiente, da minha autoria, publicada na Wilder, uma revista digital de jornalismo ambiental.

Outros artigos: O que procurar no outono: cogumelos no bosque, Instruções de cultivo de cogumelos em troncos, CogusBox, caixas de produção de cogumelos frescos em casa e Guia de campo de cogumelos silvestres da Federação dos Produtos Florestais de Portugal.

Anúncios

One thought on “Explica-me o que são cogumelos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s