A entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2016 terá lugar, às 17h, no Pavilhão do Conhecimento no próximo domingo, 27 de novembro, último dia da Semana da Ciência e da Tecnologia.

“Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo Montepio e distinguem personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal.”

Os premiados foram selecionados pelos representantes das onze instituições de investigação científica que constituem a Agência Ciência Viva. O Grande Prémio Ciência Viva Montepio foi atribuído ao patologista Manuel Sobrinho Simões,  fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e considerado em 2015 pela revista americana The Pathologist como o “patologista mais influente do mundo”.

Desde 1996 que o IPATIMUP possui um gabinete dedicado à educação e à cultura científica, para levar a ciência e divulgar temas relacionados com a área da saúde junto das escolas e do público em geral. Destaca-se o Laboratório Aberto, por onde já passaram mais de 30.000 crianças e jovens, assim como o Autolaboratório. Esta instituição foi ainda pioneira no acolhimento de jovens do ensino secundário para a realização de estágios com os seus investigadores durante o verão, uma iniciativa que a Ciência Viva começou a organizar um ano mais tarde, em 1997, com a comunidade científica.

Prémio Ciência Viva Montepio Educação distingue este ano o GuIA – Ciência, projeto de combate ao abandono escolar através da cultura científica, criado pela professora Mafalda Lapa, no Agrupamento de Escolas da Cidadela, Cascais. O abandono escolar neste agrupamento passou de 17,7% para 5,8%, graças ao apoio personalizado e ao incentivo na participação em atividades e projetos de divulgação de ciência, nacionais e internacionais.

A secção Qualidade Devida, da autoria da investigadora Luísa Shmidt, do Instituto de Ciências Sociais, publicada semanalmente no Expresso, conquistou o Prémio Ciência Viva Montepio Media. Contam-se já três décadas de participação pública pela cultura científica e ambiental, intervindo sobre temas atuais e promovendo a sensibilização das populações para as políticas públicas.

É possível ver aqui os vencedores das edições passadas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s