A nova plataforma digital Global Portuguese Scientists (GPS) pretende afirmar-se como a rede de cientistas portugueses. Cada investigador que se inscrever será representado por um ponto no mapa. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a diáspora científica portuguesa, quer para o regresso de alguns, quer para o incentivo a parcerias que de outra forma nunca aconteceriam.

A rede GPS, iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, concretizou-se através de uma colaboração entre a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, a Universidade de Aveiro (responsável por toda a programação da plataforma) e a Altice Labs (que forneceu as condições tecnológicas essenciais ao seu funcionamento).

Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha (ASPPA), a Association des Diplômés Portugais en France (AGRAFr), a Portuguese American Post-graduate Society (PAPS), a Portuguese Association of Researchers and Students in The UK (PARSUK) e a Native Scientists são igualmente parceiras do projeto.

O objetivo é saber quantos cientistas portugueses existem, quem são e qual o seu percurso, assim como se pretende fomentar a colaboração entre cientistas portugueses que trabalham em diferentes países. Espera-se, assim, aproximar a diáspora científica portuguesa e promover colaborações e transferências de tecnologia.

É possível pesquisar cientistas de todas as áreas e em todos os cantos do mundo e qualquer investigador português que esteja a trabalhar no estrangeiro ou já tenha estado no estrangeiro durante, pelo menos, três meses consecutivos é convidado a registar-se e participar na comunidade. Os investigadores que nunca trabalharam, pelo menos, três meses no estrangeiro podem registar-se, mas o seu nome não aparecerá nas pesquisas no mapa.

GPS será apresentada oficialmente no dia 22 de novembro, a partir das 17h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s