Se me perguntarem o que é um banco, pergunto de que banco estamos a falar. Segundo o Priberam, existem 17 significados. Explicar o que é a Ciência é capaz de ser ainda mais complicado. Em sentido estrito, ciência (do latim scientia, traduzido por «conhecimento») refere-se ao sistema de adquirir conhecimento com base no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de estudos, observação e experimentação.

Simplificando, a Ciência é tanto um corpo de conhecimento como um processo, que permite relacionar factos isolados e perceber o que existe e como funciona, como funcionou no passado e como funcionará no futuro. A ciência pode ser, por isso, utilizada para desenvolver novas tecnologias e tratamentos e lidar com a maior parte dos problemas.

A Ciência não é, contudo, estática. Nunca será possível saber tudo, porque vão existir sempre novas questões a que responder. É exatamente este fenómeno que alimenta a ciência. Mas falaremos disto mais tarde. Por enquanto, pensemos agora no que é um cientista. Se assumirmos que será alguém com conhecimento especializado e a trabalhar num determinado campo da ciência, confrontamo-nos com outra questão: que campos científicos existem?

Não esquecendo que a Ciência deve ser uma só, podemos apontar três grandes grupos. Ciências Formais, Ciências Naturais e Ciências Sociais. Isto significa que disciplinas tão diferentes como Matemática, Biologia e História são Ciência. Pode parecer óbvio para alguns, mas quando se pensa em ciência há uma tendência para esquecer as Ciências Sociais. Pensa-se em cientistas como pessoas que trabalham num laboratório. É mais fácil percecionar um cientista como um químico a fazer experiências do que como um historiador a analisar mapas.

Infelizmente ainda não existe um crash course sobre o que é a ciência. Talvez saber o que distingue a ciência da pseudociência, por exemplo, nos ajude a perceber melhor a problemática. De qualquer forma, «o que é a Ciência?» é uma pergunta que merece mais um debate do que apenas uma resposta. Diferentes pessoas percecionam a ciência de diferentes formas.

Carl Sagan acreditava que a Ciência é uma forma de pensar. Tim Minchin que é apenas uma palavra que utilizamos para descrever o método de organizar a nossa curiosidade. O que quer que seja e signifique faremos como Albert Einstein recomendou, continuaremos a questionar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s