Há umas semanas encomendei, na BertrandIgnorance – How it drives science, de Stuart Firestein, a pensar que era o livro que teria de ler para escrever uma review, no âmbito do seminário de Ciência e Cientistas. Até li as primeiras 100 páginas em formato digital, sem qualquer custo, no Google Play. Mais tarde descobri que, embora o autor seja o mesmo, a obra é outra: Failure – Why science is so successful. De qualquer forma, ontem aguardava-me uma surpresa: uma 136 x 186 x 14 mm edição, capa dura, da Oxford.

Li novamente as primeiras páginas e decidi criar de vez um espaço de comunicação de ciência, no âmbito do seminário de Comunicação de Ciência e Educação. Não existe ciência sem comunicação. Não fosse verdade e os cientistas não escreviam artigos científicos. Por outro lado, comunicar ciência para um público não-científico é outra questão que importa – e que me preocupa particularmente, uma vez que tenciono fazer jornalismo de ciência.

O princípio da comunicação de ciência, embora mais abrangente, cruza-se com o do jornalismo: tentar desmontar fenómenos, dá-los a conhecer, mas sobretudo explicá-los ao público. Infelizmente, a ciência não é um tema predominante nos media. Talvez a própria comunidade científica e a linguagem científica em si tenham a sua quota parte de culpa. Pouco importa. A ciência continuará a ser negligenciada até que nos juntemos para pensar seriamente sobre o assunto.

(think) Supernova pretende, sobretudo, contribuir para a aproximação entre a Ciência e a sociedade e incentivar a participação pública nas políticas científicas. Espera tornar-se um espaço de partilha e debate. Fica, por isso, o convite para seguir a trajetória deste corpo celeste que se propõe a inspirar a criação de novas estrelas da comunicação de ciência.

Anúncios

One thought on “Supernova, a scicomm blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s